26 agosto 2017

BANCO VOTORANTIM LANÇA FINANCIAMENTO DE ENERGIA SOLAR PARA RESIDÊNCIAS


Um financiamento para aquisição de sistema de energia solar para residências será ofertado pelo Banco Votorantim (BV). A linha de crédito terá prazo de pagamento entre 12 e 60 meses com taxas de 1,56% ao mês. O valor mínimo da operação é de R$ 5 mil.
Serão oferecidas às pessoas físicas que querem instalar placas fotovoltaicas em imóveis. Na primeira versão, o financiamento será pré-fixado e cobrirá apenas o sistema de energia, não englobando a mão-de-obra da instalação. A instituição financeira defende que a falta de financiamento é um dos principais gargalos para o crescimento dessa modalidade de energia no Brasil.
A estimativa é que o investimento de uma casa padrão gire em torno de R$ 24 mil e o retorno desse montante, com a economia de energia, seja feito em cinco anos. A vida útil dos equipamentos é de cerca de 25 anos. 
O Brasil é um dos países do mundo com maior potencial de crescimento neste setor devido à alta irradiação solar anual que o atinge. No entanto, possui menos de 1 GW de capacidade instalada desse tipo de energia. O mercado de energia fotovoltaica mundial está se expandindo. Em 2016, a China instalou 34,5 GW de painéis solares, seguido de Estados Unidos (14,7 GW) e Japão (8,6 GW).
Por: Entec Solar

PREVISÕES MOSTRAM QUE ENERGIA SOLAR IRÁ ATINGIR A CAPACIDADE DA NUCLEAR EM 2018


A previsão vêm da mais recente análise de mercado da GTM Research, uma empresa referência na indústria energética. A análise mostra que até o final de 2017, a energia solar tem uma estimativa de atingir a capacidade de 390 gigawatts a nível mundial. Hoje a capacidade das usinas nucleares estão fixadas em 391,5 gigawatts.
No relatório é estimado que a capacidade da energia solar cresça 81 gigawatts. E ainda em 2022, deverá chegar a mais de 800 gigawatts, mais que o dobro da capacidade atual de energia nuclear. Um dos países que mais contribui e impulsiona essa previsão, apostando nas energias renováveis é a China.
Apesar desses dados serem um grande marco para o segmento de energia solar, eles não significam que a fonte solar terá maior peso que a nuclear na geração de energia nos próximos anos. A diferença que existe é que as centrais nucleares geram hoje mais de 2 milhões de gigawatts por hora, enquanto a solar está na média de 370 gigawatts por hora.
Segundo as previsões da Agência Internacional de Energia, em 2050 veremos um novo cenário no segmento de energia solar! O sol irá ultrapassar a fonte de energia nuclear e também os combustíveis fósseis, se tornando a principal fonte de produção de eletricidade no mundo.
Por: Entec Solar

20 agosto 2017

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA - VÍDEO GLOBO NEWS

ÁRVORES DE ENERGIA SOLAR SERÃO UTILIZADAS NO ROCK IN RIO PARA RECARREGAR CELULARES

As tendências tecnológicas têm demonstrado uma incrível capacidade de adaptação para a resolução de dificuldades e/ou obter novas formas de uso para beneficiar as pessoas. Em qualquer lugar nas grandes cidades do mundo a tecnologia tem ajudado as pessoas de maneira inovadora, e não é diferente quando se trata de energia solar. Os engenheiros estão criando cada vez mais uma variedade de captadores de energia com formas inusitadas para que fique mais acessível a todos.


Em setembro acontecerá o famoso festival de música Rock In Rio, e a novidade é que para todos os que estiverem por lá durante o evento poderão recarregar seus aparelhos celulares de graça. Em Belo Horizonte foi desenvolvida uma “árvore” tecnológica capaz de captar a radiação solar e transformá-la em eletricidade. A árvore lembra uma palmeira e possui bancos ao redor onde as pessoas poderão sentar-se para realizar o carregamento com até 10 dispositivos por vez. O evento terá 5 árvores disponíveis que está sendo chamado de OPTrees, e a empresa responsável pela criação da tecnologia é a Sunew.


Elas funcionam através de um filme fotovoltaico que está localizado nas “folhas” da árvore que capta os raios solares e a carga é armazenada dentro de uma bateria que fica internamente na árvore, para então ficar disponível em forma de eletricidade para os usuários. Esse projeto é uma parceria entre o Rock In Rio e a Amazônia Live, e a motivação da iniciativa é o fator da sustentabilidade, com uma tentativa dessa entidade de diminuir o impacto no meio ambiente causado pelo desmatamento na Amazônia. As árvores são fabricadas também em parceria pela Metalco do Brasil. Ações sustentáveis estão ganhando muita força por influência da consciência ambiental das pessoas.


A empresa desenvolvedora dessa tecnologia já está fazendo negociações para aplicar a captação solar em outros lugares públicos, para possibilitar o uso de diversos aparelhos que precisem de eletricidade para funcionar. Então em breve poderão se popularizar e serem utilizadas em diversos locais como parques e eventos.

As placas de energia solar são uma excelente alternativa para os próximos anos, uma vez que não emite gases poluentes e dessa maneira não agride o meio ambiente. A tendência é que a energia solar se torne a principal energia do futuro, e seus benefícios para o meio ambiente são diversos. Para quem busca ter uma redução no valor da conta de energia e quer como alternativa a energia solar, o Portal Solar, é o maior portal de energia solar do Brasil e possui também o maior banco de dados de empresas qualificadas no país para instalar o sistema de painel fotovoltaico em sua casa ou empresa.

Solicite um orçamento grátis ou simule o custo do financiamento para energia solar. Todos esses benefícios podem ser obtidos através de empresas privadas que comercializam placas solares para residências ou empresas, que procuram redução de custos e colaboração com o meio ambiente. 

Portal Solar

DOCUMENTÁRIO SOBRE GERADOR DE ENERGIA SOLAR


7 RAZÕES PARA IMPLANTAR JÁ A ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

Nas últimas postagens mostramos muitas notícias de como a energia solar fotovoltaica tem crescido no Brasil e no mundo, mesmo onde a cultura para as energias renováveis não são tão fortes. A cada dia mais os consumidores vão aderindo essa forma de gerar energia com o propósito de gerar economia em seus custos mensais, para abastecer locais onde a rede de energia não chega ou até onde são instáveis com quedas.

Confira abaixo alguns motivos pra você implantar já a energia solar fotovoltaica na sua casa ou empresa, e assim ver de modo bem simples as vantagens que o investimento traz:

1 – O sistema solar fotovoltaico utiliza uma energia renovável como fonte única de geração de eletricidade, o sol, que é inesgotável e infinito. Onde o Brasil é um dos países com maiores incidências solares.
2 –  Solução economicamente viável, visto que os valores dos painéis solares vêm diminuindo progressivamente. Reduz ou até isentam os custos em contas mensais de energia elétrica e reduz também o uso de combustíveis fósseis.
3 – Os sistemas solares fotovoltaicos possuem vida útil de mais de 20 anos, exige pouca manutenção ao longo dos anos, apresentam fácil instalação e ainda trazem valorização no mercado imobiliário para o imóvel em que foi instalado.
4 – O segmento de energia solar fotovoltaica emprega milhares de pessoas no Brasil.
5 – Produção de energia limpa, ou seja, altamente sustentável evitando a emissão de gases poluentes na atmosfera.
6 – Segurança em sistemas que não podem sofrer interrupção de energia, garantindo conforto e a ininterrupção do fornecimento de energia devido ao uso de baterias que armazenam parte do que foi capturado.
7 – Pode ser implantado em regiões distantes através dos Sistemas Off-Grid – sistemas isolados e autônomos, sem conexão com a rede convencional de abastecimento.

A verdade é que não resta dúvidas do potencial que essa fonte de energia limpa possui no mercado brasileiro.

GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR CRESCE E PARANÁ JÁ É 3º NO RANKING NACIONAL

Estado conta com 855 microgeradores ligados à rede da Copel. Em 2015, eram apenas 100 pontos, uma alta de 755%
A geração de energia solar começa a dar indicativos de que deve, num futuro não tão distante, assumir um papel importante no Paraná. Desde outubro de 2013, quando a Companhia Paranaense de Energia (Copel) conectou o primeiro microgerador solar ao seu sistema, o número de ligações tem crescido exponencialmente, em especial nos dois últimos anos.
Segundo a Copel, em novembro de 2015 eram 100 os geradores solares ligados à rede de energia no Paraná. Um ano e meio depois, esse número registrou um salto de 755%, chegando a 855. Assim, o Estado e a Copel ficam em terceiro lugar no número de microgeradores conectados ao sistema de energia elétrica, atrás apenas do grupo paulista CPFL e da mineira Cemig.
“No Brasil existe um total de 11.635 microgeradores. Então, hoje temos pouco mais de 7% dos microgeradores de todo o País”, afirma Júlio Omori, superintendente de projetos especiais da Copel. “Isso é interessante, especialmente considerando a questão do ICMS, que muitos estados já oferecem isenção, mas o Paraná ainda não. São Paulo já aderiu, Minas Gerais também e eles estão na frente do Paraná. Mas muitos que aderiram estão atrás da gente. Se tivessemos adesão (à isenção do imposto), poderíamos ter um número maior.”
Dois fatores explicariam esse “boom” da energia solar. O principal deles, segundo André Zeni, gerente de atendimento de acessantes de geração distribuída da Copel Distribuição, é a alta no preço da energia registrado nos últimos anos. “Isso incentivou a população a empreender e buscar soluções alternativas, já que esse investimento, que era de longo-prazo, passou a ser de médio-prazo”, aponta Zeni. O outro motivo seria a evolução tecnológica. “Hoje temos mais fabricantes e, com essa disseminação da tecnologia, temos um aumento nesse tipo de instalação nas residências do Paraná”, complementa.
O potencial paranaense, porém é muito maior do que os números atuais podem indicar (e também do que muita gente pode imaginar). Uma pesquisa feita por Gerson Tiepolo, professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e especialista em energia solar, revela que o potencial médio do Paraná é 58,7% superior à da Alemanha, segunda maior produtora de energia solar do mundo, atrás apenas do Japão.
Mesmo Curitiba, considerada uma das cidades mais frias do país, com céu nublado e muita chuva ao longo dos meses, possui um potencial enorme, 48% superior ao do país europeu. Por outro lado, o Litoral, ao contrário do que se pode imaginar, não é tão atrativo para esse tipo de atividade. “Os lugares com menor índice de irradiação são justamente no Litoral, próximo da Serra do Mar, porque temos um índice de nebulosidade bastante elevado ao longo do ano”, explica Tiepolo.
INVESTIMENTO VALE A PENA

Embora a primeira conexão de um projeto de geração solar de pequeno porte à rede da Copel tenha acontecido apenas em 2013, desde 2011 a Universidade Tecnológia Federal do Paraná (UTFPR) desponta como pioneira quando o assunto é eficiência e sustentabilidade. É que no dia 15 de dezembro daquele ano foi inaugurado o Escritório Verde, projetado pelo professor Eloy F. Casagrande Jr. em parceria com mais de 60 empresas.

Segundo o próprio Eloy, que é professor do departamento de Construção Civil e coordenador do escritório, a iniciativa demonstrou desde sua criação que a instalação de painéis fotovoltaicos, telhados verdes e sistemas de coleta de água de chuva, entre outros, se provaram ser muito mais um bom investimento com retorno em médio e longo prazo do que um mero gasto.
“(O projeto) Baseia-se principalmente no princípio da arquitetura bioclimática. Todas as medidas que temos aqui no escritório e estamos avaliando há cinco anos, entre eles a geração de energia fotovoltaica, vem mostrando ganhos. Os investimentos se pagam em alguns anos e depois dão lucro. Então não são gastos, são investimentos”, aponta o especialista, que é pós-doutor na área de inovação e sustentabilidade.
Segundo ele, desde a criação do escritório grande parte dos profissionais têm mudado a forma de olhar para essa questão, e não apenas por uma consciência ambiental, mas também por uma questão econômica. “Temos registrado uma média semanal de pelo menos 20 visitas, entre profissionais, professores, estudantes, grupos e empreendedores interessados no novo mercado. Com a crise apertando, até tivemos um aumento na procura, porque tem mais gente buscando alternativas para economizar”, explica.
NO FUTURO PODE REPRESENTAR UMA ITAIPÚ.

Citando estimativas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Júlio Omori, superintendente de projetos especiais da Copel, aponta que a microgeração de energia solar poderá, até 2024, oferecer uma capacidade de geração próxima a de uma Itaipu, com capacidade de geração de 14 mil megawatts ou pelo menos uma Tucuruí, usina hidrelétrica localizada em Belém (PA) com capacidade de 8,4 mil MW.

“A Aneel prevê que até 2024 teremos 617 mil microgeradores em todo o país, com potencial de chegar a 1,23 milhão se tiver isenção do ICMS e normas adequadas para o setor”, diz o especialista. “Hoje, com 11 mil unidades, produzimos 130 MW. Então imagine isso multiplicado por 100. Seria algo próximo de uma Itaipu ou uma Tucuruí, que é um número bem expressivo, uma contribuição importante e sustentável para o negócio”, diz.
Banco — O Banco do Brasil anunciou nesta semaná que investirá R$ 1 bilhão no Paraná para o financiamento e instalação de usinas geradoras de energias renováveis pelos produtores rurais do Estado. A iniciativa, que faz parte do Programa Agro Energia.
Foto: Franklin de Freitas
Fonte: Bem Paraná

ENERGIA SOLAR

Esse sistema de gerar energia limpa e renovável vai lhe possibilitar valorizar a sua propriedade além de gerar a sua própria energia elétrica e praticamente acabar com a sua conta de luz!

Como funciona?

         
Estudo de Viabilidade

Consultores avaliam sua casa/empresa e dimensionam a melhor solução.

Projeto
Engenheiros especializados desenvolvem o projeto e cuidam da aprovação junto a concessionária de energia local.

Instalação
Profissionais experientes garantem a otimização da geração de energia.

Monitoramento
Você mesmo monitora minuto a minuto o desempenho de seu sistema solar pelo celular, tablet ou computador.


Economia
O sistema se paga em 60 meses e a vida útil dos equipamentos é de 25 anos.




Vantagens

✔ Gera sua própria energia

✔ Sustentável
✔ Economize em até 95% da conta de luz gerando sua própria energia
✔ Baixa Manutenção
✔ Retorno financeiro de até 60 meses
✔ Garantia de 20 anos


Passo a passo de como funciona o sistema de energia solar fotovoltaica:

Passo 1 - Painel Solar Gera Energia Elétrica O Painel Solar gera a energia solar fotovoltaica
O Painel Solar reage com a luz do sol e produz energia elétrica (energia fotovoltaica). Os painéis solares, instalados sobre o seu telhado, são conectados uns aos outros e então conectados no seu Inversor Solar:


Passo 2 - Inversor Solar O Inversor Solar converte a energia solar para a sua casa ou empresa
Um inversor solar converte a energia solar dos seus painéis fotovoltaicos (Corrente Continua – CC) em energia elétrica que pode ser usada em sua Casa ou Empresa para a TV, Computador, Máquinas, Equipamentos, e qualquer equipamento elétrico (Corrente Alternada – AC) que você precise usar :

Passo 3 - Quadro de Luz A Energia Solar é distribuída para sua casa ou empresa

A energia que sai do inversor solar vai para o seu “quadro de luz” e é distribuída para sua casa ou empresa, e assim reduz a quantidade de energia que você compra da distribuidora.(*1)


Passo 4 - Consumo da Energia A Energia Solar é usada por utensílios e equipamentos elétricos

A energia solar pode ser usada para TVs, Aparelhos de Som, Computadores, Lampadas, Motores Elétricos, ou seja, tudo aquilo que usa energia elétrica e estiver conectado na tomada.


Passo 5 - Créditos de Energia O excesso de energia vai para a rede da distribuidora gerando créditos!

O excesso de eletricidade volta para a rede elétrica através do relógio de luz (relógio de luz bi-direcional). Esse relógio de luz mede a energia da rua que é consumida quando não tem sol e, a energia solar gerada em excesso quando tem muito sol e é injetada na rede da distribuidora. A energia solar que vai para a rede vira “créditos de energias” (*3 e *4) para serem utilizado de noite ou nós próximos meses. Em outras palavras: você produz energia limpa com a luz do sol e reduz a sua conta de luz!!

(*1) – Cada distribuidora de energia tem as suas regras e as exigências para conectar o seu sistema de energia solar fotovoltaica na rede elétrica e, variam bastante.


(*2) – O seu relógio de luz antigo vai ser substituído por um relógio de luz novo que é “bidirecional” (mede a entrada e a saída de energia ). Desta forma ele será capaz de medir a energia que você consome da rede elétrica e medir também a energia gerada em excesso pelo seu sistema fotovoltaico que é injetada na rede assim gerando “créditos de energia” (3).

(*3) – Os “Créditos de Energia” são medidos em kWh. Para cada kWh gerado em excesso pelo seu sistema solar fotovoltaico você recebe 1 crédito de kWh para ser consumido de noite ou nós próximos meses. Esse crédito é contabilizado pelo seu novo relógio de luz bidirecional e é medido pela sua distribuidora de energia. Desta forma, no final do mês quando você receber a sua conta de luz,  você vai ver quanto de energia consumiu da rede e quanta energia injetou na rede. Se injetar mais na rede do que consumiu você terá créditos de energia para serem usados nos próximos meses. (4).

(*4) –  Os créditos de energia são regulamentados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) possuindo regras específicas que variam de acordo com a sua localização e sua classe de consumo (residência, comercial ou industrial).

O sistema de energia solar faz barulho?

Não, ele é super silencioso.

Eu posso ligar somente o meu ar-condicionado ou geladeira com energia solar?

O sistema de energia solar é, normalmente, conectado no seu quadro de luz. Desta forma a energia que os painéis produzem é usada na casa toda (para tudo o que estiver conectado na tomada de sua casa ou empresa). Veja aqui Como Funciona o Sistema de Energia Solar Fotovoltaica.

Como o sistema de energia solar funciona a noite?

Ele não funciona de noite. Você produz energia durante o dia e se gerar mais do que está consumindo, esta energia vai para a rede da distribuidora que vira créditos de energia que serão usados para abater o seu consumo da noite. Veja aqui Como Funciona o Sistema de Energia Solar Fotovoltaica.

Eu consigo “zerar” a minha conta de luz com um sistema de energia solar fotovoltaica conectado na rede?

Não, infelizmente a maioria das Distribuidoras de energia irão lhe cobrar um mínimo para estar conectado na rede e além disso tem a taxa de iluminação pública que é cobrado na conta também. Mas você consegue reduzir em até 90% o que você paga na conta de luz com o seu Gerador de Energia Solar.
De acordo com a Resolução Normativa N°414, de 09 de Setembro de 2010, artigo 98 as distribuidoras podem lhe cobrar o custo de disponibilidade de acordo com o abaixo:
I – 30KWh em R$ para quem tem conexão monofásica (2 Condutores)
II – 50kWh em R$ para quem tem conexão bifásica (3 condutores)
III – 100kWh em R$ para quem tem conexão trifásica


Se até o fim do mês eu produzir mais energia do que eu consumi eu posso vender este excedente para a distribuidora?

Não, de acordo com a Resolução 482/12 da Aneel se você produzir mais energia do que consumiu esta energia excedente vai virar um crédito para você e esses créditos tem 36 meses de validade contando do mês que foi criado. Ou seja, quando for calcular o tamanho do seu sistema fotovoltaico calcule para que ele não produza por ano mais energia do que você normalmente consome pois, não vai ganhar 1 único Real(R$) da sua distribuidora por esta energia extra que você está fornecendo para ela.

Se acabar a luz da rua o meu sistema de energia solar continua funcionando?

Não. Se o seu sistema estiver conectado na rede elétrica da distribuidora o inversor fotovoltaico (hyperlink) irá desligar e isolar o seu sistema fotovoltaico por uma questão de segurança (Desta forma você evita causar um acidente ou estragar o seu sistema).
Sim. Se você tiver um sistema de energia solar com backup de baterias, ou seja, você tem um sistema fotovoltaico conectado à rede e possui um grande “no-break” com baterias na sua casa ou empresa (esta é uma solução com um custo bem alto).

E se houver um racionamento de energia? O sistema de energia solar me ajuda?

Sim. Em 2001, quando tivemos a primeira Crise de Energia, o governo estabeleceu um limite máximo de consumo para as residências e quem ultrapassasse pagava multa. Se você tem um gerador de energia solar você produz a sua energia e não paga multa se houver racionamento de novo.

Quantos anos dura um sistema de energia solar fotovoltaica?

O sistema como um todo, se bem cuidado e composto por equipamentos de qualidade, deve durar 25 anos ou mais.

Após os 25 anos do sistema FV o que acontece? Ele perde totalmente a utilidade ou continuará funcionando com uma eficiência mais baixa?

Após os 25 anos ele continua funcionando. Provavelmente produzindo 20% menos energia do que no primeiro dia que você comprou (a vida útil dos painéis pode chegar a 50 anos se for bem feito) Eles tem uma degradação natural onde eles perdem, em média, 0,7% de sua eficiência por ano. A garantia padrão dos bons fabricantes é de uma perda máxima de 20% em 25 anos.

A Manutenção do sistema de energia solar é cara?

Não, pelo contrário, muito barata. Basta passar um pano nas suas placas se elas ficarem muito sujas.

Qual a manutenção necessária após a instalação do sistema? Qual o custo disso? Quem faz?

A manutenção anual limita-se a uma limpeza das placas (quando for necessário) com água. Como se você estivesse limpando um vidro de sujeira no seu telhado. Se chover a chuva fará este trabalho para você, caso fique muito tempo sem chuva (mais de 6 meses) e você observar que a placa está realmente suja, então o ideal é passar um pano nos painéis.

Os painéis FV resistem ao peso de um homem?

Sim. Mas você não deve subir em cima da sua placa pois você vai trincar as células e não perceber e isso vai causar perda de eficiência do seu sistema.

E se chover granizo? Os painéis solars são resistentes ao granizo?

Sim! Os painéis são muito resistentes.

Em quanto tempo o meu investimento se paga?

Entre 4 e 9 anos, de acordo com a região e com o local que o sistema será instalado. Com estes constantes aumentos na sua conta de luz muito provavelmente o seu investimento se pagará em ainda menos tempo. Depois que a energia solar se paga você terá energia grátis!

Quantos dias são necessários para montar o sistema FV na minha casa?

Normalmente entre 1 e 2 dias é possível realizar a instalação (dependendo do tamanho do sistema) e também se não houver tantas dificuldades para acessar o telhado da residência. Mas normalmente é realizada em 2 dias.

Meu telhado tem 30 graus de inclinação, os módulos irão acompanhar essa inclinação ou será montada uma estrutura com a inclinação igual a latitude do local? No meu caso 22 graus.

Vai acompanhar o caimento do seu telhado. Normalmente montar uma estrutura específica para inclinar os painéis no ângulo perfeito é mais caro do que o benefício da geração de energia que é obtida. Ou seja, não compensa na sua situação inclinar os painéis a 22 graus.

No caso da inutilidade como é feito o descarte? De quem é a responsabilidade?

Os painéis são feitos principalmente de vidro, alumínio e silício purificado (também tem prata e plástico). Todos esses materiais são recicláveis. Obs: Além de reciclável os 3 principais componentes tem um belo valor.

Posso instalar energia solar no meu apartamento (prédio)?

Somente se você for o dono da cobertura ou o condomínio tiver uma área grande o suficiente no topo do prédio para instalar as placas para uso comum. Painéis instalados em fachadas de prédios são somente usados em projetos específicos de arquitetura e custam caro (além do preço existe a questão de regras do condomínio, você não pode fazer nada que altere a fachada do prédio).

Eu posso instalar um sistema de energia solar com baterias e dar adeus a distribuidora?

Pode, isso chama-se “Sistema de Energia Solar Autônomo ou Isolado”, mas isso vai custar bem caro e tem que ser muito bem planejado. Se você calcular um sistema “pequeno” demais correrá o risco de ficar sem energia na sua casa. Além disso as baterias vão precisar de manutenção ao longo dos 25-30 anos de vida do seu gerador solar.

Como é feita a conexão do meu sistema com a rede elétrica?


Não se preocupe com isso! Quem tem que fazer isso é a empresa que vai instalar o sistema. Basicamente eles conectam os painéis solares no Inversor e o Inversor em seu quadro de distribuição (quadro de luz). Daí a energia gerada é distribuída para sua casa ou empresa. Fácil assim! Caso você queira saber mais veja Como Funciona o Sistema de Energia Solar.

O que é a homologação do sistema junto a distribuidora?

É um procedimento padrão onde a sua distribuidora de energia verifica se o seu sistema de energia solar foi construído de acordo com as normas de segurança. Não se preocupe com isso, quem deve lhe dar esta garantia é a empresa que vai instalar o sistema na sua casa ou empresa.

Como eu monitoro a produção de energia solar do meu sistema?

Compre um inversor fotovoltaico de qualidade e conecte ele na Internet! Você vai poder ver a produção de energia solar em tempo real de qualquer celular, tablet ou computador em qualquer lugar do mundo! Além disso este sistema vai armazenar as informações de produção dos meses e você poderá comparar quais meses o seu sistema funcionou melhor.

Qual é a diferença entre um painel solar e uma placa solar?

Nenhuma, são apenas termos utilizados para descrever o painel solar fotovoltaico. O nome correto que se usa entre os profissionais da área é na verdade módulo fotovoltaico.

Como funciona o painel solar fotovoltaico?

De uma forma muito simples, o painel é composto por células fotovoltaicas que ao serem atingidas pela luz do sol liberam eletricidade através de uma reação física.

Em termos de segurança, o que devo exigir da empresa que vai instalar o meu sistema fotovoltaico?

Exija da empresa o certificado NR10 (trabalho com eletricidade) e o NR35 (Trabalho em altura). Quando eles forem instalar, exija que todos os instaladores estejam usando os EPIS – Equipamentos de Proteção Individual. Segurança vem sempre em primeiro lugar!

O Inversor Solar é o “coração” do seu sistema de energia solar fotovoltaica.

Onde o Inversor Solar é Instalado?

Em residências, o inversor solar é tipicamente instalado perto do quadro de luz, em um local abrigado do sol, do calor e da água. Em mini-usinas (mini-geração distribuída) Comerciais e Industriais pode-se construir uma sala somente para eles, pois estes inversores são maiores e ocupam mais espaço físico.

Qual é a potência (kWp) do inversor solar (inversor grid-tie) que você precisa?

Depende da potencia (Watts) (tamanho) do sistema que você deseja instalar. Por exemplo, se você está instalando um sistema de 4.0kw em seu telhado e você não tem intenção de aumentar o número de painéis (aumentar a capacidade de geração do sistema), então você precisaria de um Inversor solar de 4.0kw.
Se você vai instalar um sistema solar de 4.0kw e pretende instalar mais painéis no futuro, então você pode instalar um inversor solar maior, como um de 5.0kW ou mesmo um 6.0kW. Apenas certifique-se que você tem o espaço em seu telhado para os painéis extras antes de optar por um inversor maior.

Grau de Proteção contra água e poeira (IP) do Inversor Solar

Apresentado na norma NBR IEC 60529 – Graus de proteção para invólucros de equipamentos elétricos (códigos IP). Isso é muito importante se seu inversor solar for instalado em local aberto, existem diversos graus de proteção, o aconselhável, para locais abertos é a partir de IP 55.
Eficiência do Inversor Solar
A eficiência do seu inversor é medida em %, indicando o quão eficiente este inversor é em converter a energia solar de corrente continua (CC) para corrente alternada (CA), para ser usada na sua casa ou comércio. A eficiência de um inversor solar para sistemas conectados a rede varia, sendo 94% a eficiência mínima aceitável. Quanto mais alta a eficiência do inversor solar melhor.
Possibilidade de conexão do Inversor Solar ao seu computador
Para aqueles que realmente gostam da ideia de possuir a sua própria “usina solar” e tem um grande interesse por TI, a possibilidade de conectar o seu inversor solar ao computador pode ser interessante; pois isso possibilita monitorar o desempenho do sistema em tempo real, de qualquer lugar do mundo gerando gráficos e comparações. As maiorias dos inversores solares já possuem um display onde você pode monitorar o desempenho do sistema, portanto, a conectividade ao computador pode ser dispensável para alguns.

Garantia do Inversor Solar

Todos os Inversores solares vêm de fábrica com garantia de 5 anos e a maioria dos fabricante oferecem a opção para estender a garantia até 10 anos. Alguns inversores solares já vêm com uma garantia de 10 anos. Lembre-se, apenas porque ele tem a maior garantia, isso não significa que o inversor solar é mais confiável. O mais importante é que este inversor solar tenha uma garantia nacional e que seja de uma empresa com reputação comprovada. Dica: Procure saber do seu instalador qual é o procedimento caso o Inversor Solar apresente algum problema. (você não quer colocar o seu inversor no correio e mada-lo para Europa e esperar 3 meses até receber um novo!)

A posição ideal para os seus painéis fotovoltaicos no Brasil é voltado para o Norte.

O Sol nasce no leste, sobe se inclinando ao Norte e se põe no Oeste, como na figura abaixo:

Então, se você possui um telhado com face voltada ao norte e não há sombras nesta parte do telhado, deveria instalar o seu painel solar fotovoltaico nesta face. Desta forma o seu gerador de energia solar produzirá mais energia.
Para sistemas fotovoltaicos conectados a rede elétrica, o ângulo de inclinação igual ao da Latitude é normalmente o melhor ângulo para se instalar um painel fotovoltaico. Ex: A Latitude do Rio de Janeiro é 22° , portanto a melhor posição possível para um painel fotovoltaico no RJ é: Face Norte a 22° de inclinação
  • Para aqueles que não têm uma face do telhado voltada ao Norte, não se preocupem! A perda de geração da energia solar fotovoltaica não é tão grande se o sistema for instalado nas faces voltadas ao Leste e Oeste:
    As perdas direcionais para telhados com face NE ou NO variam entre 3% e 8%.
  • Para um telhado com face Leste ou Oeste, você pode perder entre 12% e 20%.
  • Se um representante de vendas ou instalador recomendar que você instale no sul. Então eu sugiro você procure outra empresa!
Dica:
No Brasil, devido a sua posição privilegiada em relação ao Sol, é melhor o sistema fotovoltaico ter um grau de Inclinação menor do que o da Latitude do que maior. Ex: se a sua propriedade encontra-se em São Paulo (Latitude aproximada de 23°), a sua casa possui dois telhados com face norte: o Primeiro é bem inclinado, com uma inclinação aproximada de 32°. O segundo Telhado é mais plano, com uma inclinação de aproximadamente 10°. Se você tiver que escolher entre os dois, o com a inclinação menor do que a latitude deve gerar mais energia.
Na realidade, o seu instalador deve saber exatamente qual é a melhor posição para instalar o seu sistema de energia solar fotovoltaica. Ele deve ser capacitado para lhe informar as perdas de energia de acordo com a orientação, inclinação e localização geográfica no Brasil.

Espaço Smart


COMO E ONDE FINANCIAR UM SISTEMA DE ENERGIA SOLAR

Você optou por reduzir a conta de luz e encontrou no uso da energia solar a melhor opção. O único detalhe é que você não tem verba sufi...